Flor de Lótus

Atualmente, as tatuagens de Flor de Lótus são, geralmente, símbolos de que a pessoa conseguiu superar dificuldades e seguiu com sua vida.

As Flores de Lótus, também conhecidas como Lótus-Egípcio, Lótus-Sagrado e Lótus-da-Índia, simbolizam expansão e elevação espiritual. As raízes do lótus ficam na lama e o caule cresce e destaca-se da sujeira e a flor desabrocha acima da água, em busca da luz.

É considerada sagrada na Ásia por se voltar para o leste ao nascer e prestar honras ao nascer do sol. No Antigo Egito, tinha significado de “renascimento” por ser símbolo da morte e ressurreição de Osíris. Uma citação que diz “Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição” está no Livro dos Mortos.

O significado de “criação e sol” se deve ao fato da flor submergir no rio durante a noite e emergir e florescer novamente durante o dia. A Flor de Lótus é uma importante figura no Hinduísmo e no Budismo.

No Hinduísmo, está relacionada à criação do universo devido ao fato de Brahma, criador do mundo, ter nascido de uma lótus.

No Budismo, representa um dos oito símbolos mais promissores do ensino budista. Vários budistas e monges, na meditação, imaginam flores de lótus surgindo embaixo dos seus pés enquanto andam. Desse jeito, estariam espalhando a compaixão e o amor de Buda. É associada ao Buda porque este está sentado sobre uma flor durante sua floração ou está com ela nas mãos. Um famoso mantra budista (“Om mani podme hum”), que significa “Brilhante a jóia no lótus”, representa a flor que se destaca formosa e bonita em um ambiente pouco propício. Em ambas as religiões, a Flor de Lótus representa o despertar espiritual da vida e da iluminação. Na Índia, é sinônimo de riqueza, fertilidade, pureza e conhecimento.

Já na China, simboliza divindade, perfeição e beleza.

As diferentes cores da Flor de Lótus possuem significados distintos em tatuagens:

  • Tatuagem de Lótus Azul: simboliza a vitória do espírito sobre os sentidos,significa sabedoria e conhecimento.
  • Tatuagem de Lótus Branca: simboliza o estado de perfeição do espírito e da mente, total pureza e natureza perfeita.
  • Tatuagem de Lótus Vermelha: símbolo da pureza do coração e da natureza original. É a flor do amor, da compaixão, da paixão e de todas as qualidades ligadas ao coração.
  • Tatuagem de Lótus Rosa: é o supremo dos lótus e está normalmente associada às divindades. É ligada ao Grande Buda.

A Flor de Lótus também é tatuada no Japão junto ao peixe koi, a fim de simbolizar individualismo e força.

Curiosidade: a flor é um enigma para a ciência, que ainda não conseguiu explicar como as flores do lótus são autolimpantes e repelem microorganismos e poeira.

Artigo por: Paula Sacoman

Fotos de Tatuagens de Flor de Lótus

Artigo por: Daniel Kaiser

18/12/2010

Todo o material publicado no Mais Tatuagem é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.
Os Significados das tatuagens variam de cultura para cultura.
Nenhum artigo representa a opinião do site, nem de seus autores sobre tatuagens.

Não curtiCurti (+33, 35 votos)
Loading...Loading...
Comentários ()